2011-01-09

Como dar inicio a uma vida nova e...obter um BMW ao fim de um ano

Olá a todos, o meu nome e’ Tony e muitos de vocês me conhecem (não por este nome). Eu também trabalhei em Cahora Bassa há uns anos atrás e depois de saber o que sei hoje me arrependo de o ter feito ate’ a raiz dos cabelos, mas enfim o que lá vai lá vai.

Depois de falar com o Cândido, decidi começar a publicar aqui uma serie de artigos sobre a área em que trabalho actualmente e através deles mostrar o que pode ser uma carreira de sucesso e de grande rentabilidade.
Comecei um blogue recentemente onde eu publico artigos sobre a industria do petróleo, artigos esses que abordam e abordarão todas as vertentes envolvidas: procura de emprego, engenharia e tecnologia, formação, artigos técnicos e projectos, etc. Dado que e’ muito recente, o Blogue só tem publicados alguns artigos sobre como e onde arranjar emprego na industria do petróleo. Podem aceder ao meu blogue clicando aqui.
Bom, chega de falar em como arranjar emprego na indústria do petróleo. Voltarei a este assunto mais tarde. Agora vou explicar o que deve fazer para iniciar uma gratificante carreira cheia de desafios no mundo do petróleo. Vou escrever uma serie de artigos relacionados com esta matéria e você vera’ que afinal as coisas não são assim tão impossíveis de conseguir. Serão a sua vontade, empenho e determinação que vai ditar o seu sucesso ou o seu fracasso. Primeiro que tudo vou deixar bem claro que eu passei por tudo isto e portanto estou bem a’ vontade para abordar estes temas. Segundo, ao fim dum ano (sim… 12 meses) a trabalhar no petróleo comprei o meu SEGUNDO BMW para além de outros carros que colecciono (ver fotos).

Vamos então começar pela parte mais dolorosa e difícil mas ABSOLUTAMENTE necessária: emigração e residência num pais exportador de petróleo.
Deixar para trás família, amigos, hábitos e costumes e… o encanto da sua terra natal não e’ uma opção fácil mas não há escapatória: se quer mesmo iniciar uma carreira no petróleo tem forçosamente que estabelecer-se onde as coisas acontecem. E para os europeus não tenho duvidas que o Reino Unido e’ o destino inevitável. Note que a capital europeia do petróleo e’ Aberdeen, cidade que fica no nordeste da Escócia.
Tenha em mente que o passo que vai dar vai envolver uma considerável quantia de dinheiro de início: você tem de comprar passagens de avião, alojar-se temporariamente numa pensão ou “Guest House” e comprar um laptop se e’ que já não tem. De seguida você tem necessariamente que ter um telemóvel e uma conexão a Internet. Prepare-se mentalmente para a luta de obter um emprego no petróleo e tenha em mente que o processo pode levar entre três a seis meses.
Partindo do principio que o seu destino e’ o Reino Unido, a primeira coisa que deve fazer depois de estar estabelecido e’ registar-se no “electoral roll” que e’ o registo governamental de eleitores. Isto pode parecer absurdo mas no Reino Unido e’ a única forma que você tem de provar que e’ residente e que lhe vai permitir obter para alem do emprego outras coisas como um numero de telemóvel e a sua desejada conexão a’ Internet. Note que no Reino Unido não há Bilhetes de Identidade, não há Numero de Contribuinte, não há Cartão de Eleitor e não há Cartão de Saúde.  
De seguida (ou em simultâneo) você deve-se registar num centro de emprego chamado no Reino Unido de “Jobcentre Plus”. Isto e’ muito importante pois para além de eles oferecerem um leque alargado de oportunidades de emprego, sendo registado poderá usufruir de alguma ajuda financeira (“Income Support”) e orientação para ter sucesso em entrevistas. Pode também deslocar-se a’ Câmara Municipal (“Council”) e fazer uma aplicação para habitação social. A habitação social pode ser uma boa opção de modo a evitar os altos custos em acomodação que vai ter de enfrentar.
Note que não vale a pena começar a responder ou aplicar para empregos se não tiver feito o que eu disse anteriormente. Você TEM de estar ESTABELECIDO e ORGANIZADO primeiro.
Não se esqueça de se munir com duas poderosas ferramentas: O seu Curriculum Vitae (não mais de duas paginas A4) e uma ou várias cartas de introdução (“Cover Letters”, apenas uma pagina A4). Note que devera’ redigir em Inglês perfeito e sem erros gramaticais. Se tiver um curso universitário ou politécnico convêm também trazer os certificados originais pois vai ter mais tarde ou mais cedo de obter um certificado de equivalência do seu grau académico no Reino Unido.
Pronto, você tem agora de começar a delinear uma estratégia de “ataque”. Posso garantir-lhe que todo o esforço feito ate’ agora será bem recompensado e lhe vai permitir no espaço de um ano recuperar todo o investimento feito e….comprar o seu BMW. No meu próximo artigo desta serie vou explicar quais as técnicas a seguir para ter sucesso nas candidaturas de emprego nas empresas de petróleo.




7 comentários:

  1. Sera este Tony um cavalheiro, alias um engenheiro muito inteligente, que conheci no Songo ha uns 10 anos atras e que gostava de computadores e telecomunicacoes? Se nao me engano, as iniciais do seu nome eram AMP, sendo o nome comecado por A a razao para o Tony ingles.
    Se for, agradeco que me passe o seu email para mais contactos. E nao estou interessado na industria petrolifera, ja que estou satisfeito com o meu trabalho em HVDC.
    Nao lhe sera dificil saber quem e o Luis deste comentario.

    ResponderEliminar
  2. Li uma noticia ha tempos em que se fazia referencia a colocacao em servico de todas as pontes no Songo. Ora como eu sei que no Songo nao ha capacidade tecnica para tal, das duas uma, ou deixavam tudo como estava ou iam buscar o Luis Sintra. Sera que acertei?

    ResponderEliminar
  3. Um engenheiro razoavel preocupa-se nao so em trabalhar adequadamente enquanto pago pelo actual patrao, mas tambem em formar os seus successores de modo a nao fazer qualquer falta a empresa quando sai.
    A HCB tem desde ha 10 anos engenheiros e tecnicos nacionais e estrangeiros muito bem preparados e com capacidade para por todas as pontes a funcionar, pelo que nao precisa de recorrer a qualquer bombeiro/salvador vindo de fora.
    Ah, no nome esqueci-me, se nao estou em erro, de um M, pelo que completo seria AMMP.
    Um abraco
    Luis

    ResponderEliminar
  4. Sem duvida, ha sempre que preparar a sucessao desde que haja recursos competentes disponiveis, o que nem sempre e'possivel. Mas fico feliz por saber que a HCB continua a ter essa capacidade tecnica.

    Um bom resto do dia para si.

    ResponderEliminar
  5. Oi Luis,

    Nao estou a ver quem tu es...da-me uma pista p.f.

    AMMP

    ResponderEliminar
  6. Tal como tu, sou do Sporting e eramos vizinhos, mas nao gosto de usar os nomes completos. O primeiro nome ou as iniciais bastam.
    Desde ha quase dois anos que trabalho para a Manitoba Hydro no Canada (so isto serve para muita gente que le este blog me identificar).
    Em principio vou a Portugal em Julho e se estiveres por la, podemos encontrar-nos com o Candido (ele tem o meu email privado do yahoo e tu se procurares bem tambem o tens) para uma almocarada.
    Muitas felicidades.

    Luis

    ResponderEliminar
  7. Hah! Ja sei quem es. Afinal nao me enganei muito. Vou enviar-te um email. Um grande abraco.
    AMMP

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.